No início de 2023, a coordenação e os agentes da Controladoria Interna assumiram mais uma vez o compromisso em capacitação interna, adquirindo no mês de fevereiro mais de 30 horas de estudos, bem como, participando de eventos com abordagem voltada para a temática sobre Mapeamento de Processos, centralizando, maior qualidade aos assessoramentos.
É fato que o desenvolvimento das organizações acarretou muitos desafios, dentre eles, a transposição de boas práticas. Nos últimos anos, observou-se que áreas como Recursos Humanos, Contabilidade, Finanças, Tecnologia da Informação e Jurídica estão presentes em oito em cada dez empresas, inclusive na Administração Pública.
O propósito destas horas de estudos foi aprimorar os conhecimentos necessários para a Gestão e Mapeamento de Processos, explorando as diferenças entre elas, trazendo abordagem, como também, ferramentas aplicáveis à Gestão de Processos durante os assessoramentos realizados pela CI, resultando, assim na melhoria contínua, o papel de excelência no Setor Público, além da Modelagem de Processos.
A Controladoria Interna reconhece a necessidade de implementação da Gestão por Processos, a fim de garantir a eficiência operacional, pois o Mapeamento de Processos é ferramenta indispensável para qualquer órgão aperfeiçoar o gerenciamento de forma muito mais eficiente.
Ela ressalta, que a importância de um bom mapeamento de processos está na capacidade de visualizar as melhorias a serem feitas, pois ao mapear os processos de uma organização, é possível identificar falhas e garantir que todos estejam trabalhando com a mesma base de informações.
Com um bom mapeamento, é possível ter mais eficiência em suas ações, trazendo resultados significativos e assertivos, pois ele oferece diversas vantagens além de possibilitar a redução de custos. Entre elas, podemos citar, a compreensão do fluxo dos processos, o que permite a identificação de oportunidades de melhorias, e a identificação de problemas ou ineficiências, como atividades redundantes, falta de comunicação ou processos prolongados.
A otimização dos processos permite a automatização de tarefas, reorganização de fluxos ou eliminação de etapas desnecessárias, melhora a comunicação entre os membros da equipe, assegura o alinhamento com os objetivos definidos e identifica os gargalos nos processos, fornecendo insumos para melhorar a qualidade das entregas. Assim é possível reduzir custos e proporcionar maior satisfação aos envolvidos nos processos.
Logo, mapear processos possibilita a compreensão de quem está responsável por cada etapa, delimitação de custos e tempo de produção e a padronização dos procedimentos. Ter uma precisa compreensão dos processos organizacionais possibilita que as decisões sejam tomadas de forma adequada para direcionar ações que promovam melhoria contínua e uma maior eficiência na obtenção de resultados e retorno positivo.
A Controladoria Interna busca incessantemente a eficácia e a eficiência dos processos e possui um time de especialistas com o propósito de orientar e assessorar as áreas na identificação e resolução de problemas.
Escrito por Rita de Cássia Batista Arantes
Atualizado em 10 de março de 2023.