Autocuidado: Recupere suas energias 

Autocuidado é fundamental em todas as fases da vida, cuidar de si é essencial para uma boa saúde mental.  No dia 17 de maio de 2023, a Controladoria Interna participou da 7ª Edição Bate-papo #Fiquebem […]

5 de junho de 2023 3:44 pm Informativo

Autocuidado é fundamental em todas as fases da vida, cuidar de si é essencial para uma boa saúde mental. 

No dia 17 de maio de 2023, a Controladoria Interna participou da 7ª Edição Bate-papo #Fiquebem – Oficina prática de hábitos de autocuidado promovida pela Unidade de Recursos Humanos (URH). 

O autocuidado é uma prática individual que envolve cuidados com diversas áreas da existência humana, como saúde, família, vida profissional, vida amorosa, espiritualidade e vida social. Por meio de um conjunto de atitudes que trabalham o corpo e a mente em conjunto, essa prática tem como objetivo preservar a saúde mental e melhorar a vivência diária. 

Quando praticado, o autocuidado permite que a pessoa valorize os momentos bons, administre suas emoções, goste de si mesma, aproveite as oportunidades que surgem e resolva problemas sem se estressar.  

Mas como essa prática pode impactar a saúde mental? 

A Organização Mundial da Saúde define saúde mental como um estado de bem-estar em que um indivíduo pode lidar com o estresse cotidiano, ser produtivo, perceber suas próprias habilidades e contribuir para a comunidade. Alcançar esse estado pode ser difícil nos dias de hoje, em que o estresse é constante. 

Porém, o autocuidado é a prática capaz de aliviar o estresse e melhorar o humor e a disposição. Por meio de hábitos saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos, momentos de lazer e autocobrança moderada, é possível elevar o bem-estar emocional e aprofundar o autoconhecimento, fator indispensável para levar uma vida assertiva e confiante. 

Vale lembrar que o autocuidado é importante em todas as etapas da vida, não apenas quando se está “no auge”. Por isso, dedicar um tempo para cuidar de si mesmo é essencial para fortalecer a saúde mental e viver bem. 

A Controladoria Interna parabeniza a URH e os palestrantes pela excelente iniciativa em promover a prática do autocuidado por meio do evento. A promoção de hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde mental são fundamentais para um ambiente de trabalho mais produtivo, positivo e acolhedor. 

“Invista em autocuidado diariamente e mantenha sua saúde mental em equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. Vamos praticar!” 

Inserido em 19 de maio de 2023

Compartilhe


Veja também