Controle Interno eficaz na gestão pública: a troca de experiências entre a Controladoria Interna do Centro Paula Souza e UNESP

A controladoria é uma área importante dentro de uma organização, pois atua como ferramenta de informação gerencial no processo, auxilia na tomada de decisão, assessora e monitora as áreas. Apresenta um suporte pedagógico decisivo aos […]

27 de abril de 2023 10:18 am Informativo

A controladoria é uma área importante dentro de uma organização, pois atua como ferramenta de informação gerencial no processo, auxilia na tomada de decisão, assessora e monitora as áreas. Apresenta um suporte pedagógico decisivo aos gestores para executar as ações a serem formuladas, entregando ótimos resultados.

No entanto, é importante destacar que para o controle ser eficaz, não basta apenas ter conhecimento de contabilidade. É necessário também ter acesso às informações corretas e saber como utilizá-las para atingir os objetivos da alta administração. Por isso, é fundamental aperfeiçoar constantemente as práticas de controle interno, otimizar os processos de gestão e operação, implementar medidas para reduzir erros e tomar ações preventivas que visem melhorar a qualidade do serviço prestado.

A equipe de Controle Interno do Centro Paula Souza foi honrosamente convidada pelo Grupo Técnico de Gestão de Riscos e Controle Interno da Unesp para participar de um encontro presencial no dia 25 de abril, com o objetivo de compartilhar as melhores práticas de gestão e gerenciamento de riscos.

Desde julho de 2021, a CI e a Unesp estabeleceram uma conexão contínua por meio de uma parceria alinhada e colaborativa, com foco na gestão de risco. Essa parceria tem sido enriquecedora para ambas as instituições, que têm compartilhado conhecimentos e experiências na área.

Durante o encontro, foi apresentada a experiência de controle da Unesp com base em ações aplicadas na padronização e gestão de riscos, que auxiliam os gestores na implementação de ações e processos administrativos.

“Benchmarking: uma ponte de conexão entre as controladorias do CPS e UNESP.”

A equipe da CI atualizou o grupo, abordando a extensão dos trabalhos de controle, bem como os diversos produtos utilizados para fomentar a cultura do controle interno no Centro Paula Souza. Também foram detalhados o sistema e os processos utilizados para o assessoramento e monitoramento das áreas.

A troca de experiências permitiu uma visão sistêmica de como funciona a atuação do órgão de controle, que tem como objetivo principal auxiliar os gestores na implementação de boas práticas administrativas e alcançar uma gestão pública mais transparente.

Este encontro é um marco para o compartilhamento das ações de prevenção e controle realizadas pelos órgãos, com vista a promover uma ação integrada, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informação e tecnologia, com vista à atribuição de formação técnica, desenvolvimento institucional e aperfeiçoamento da gestão.

A firmação de parcerias institucionais é importante para melhorar a eficácia dos controles internos que dão suporte à gestão. A Controladoria Interna do Centro Paula Souza expressa sua gratidão pela confiança depositada pela Unesp.

Publicado em 27 de abril de 2023.